domingo, 3 de novembro de 2013

Olá! Nesta primeira postagem eu queria levantar um assunto muito comum entre leitoras : a depressão pós-livro. 


Não adianta negar ou falar que é bobeira, por que se realmente você é uma leitora, já teve essa sensação logo após terminar aquele livro que você adorou, ou quando aquele livro de uma serie acaba e a continuação ainda não saiu aonde você mora. 
É, e nem adianta tentar se iludir dizendo "não vou me apegar. É só uma historia e como toda a historia tem um ponto final. Nada dura para sempre e essa historia também não." porque não funciona. 
Quando o livro acaba você começa  sentir os sintomas aparecendo:  A historia não sai da sua cabeça por dias, algumas vezes meses, você começa á se perguntar por que teve que acabar, não sente ânimo para as próximas leituras. E é claro, varias e varias buscas no Google sobre o livro e suas possíveis continuações.
Nos casos mais graves ele vem com os cincos sintomas de Kübler-Ross. E ai a coisa coisa começa a ficar feia de verdade! 

1. Negação: não! Ainda não acabou! Tem aquele spin-off e… Não. Não. Não. Tem que ter mais!
2. Raiva: Por que tinha que acabar? Acabou a criatividade da autora? O que custava ela esticar mais um pouco a história? Ela é muito ruim mesmo!
3. Negociação: Mas você vai voltar para esse universo no futuro, não vai? Quer dizer, tem os filhos dos personagens. E os netos. E os bisnetos…
4. Depressão: Nunca mais vou ler nenhum livro. Não tenho mais vontade. Leitura acabou para mim.
5. Aceitação: É. Toda história tem um fim. Eu entendo.
Mas a solução para esse problema e bem fácil e toda leitora assídua já descobriu. É bem simples: Junte todas as suas forças, escolha um bom tema e um bom livro e comece o ciclo outra vez, afinal é isso que faz toda a leitura valer a pena, não é?


Nenhum comentário:

Postar um comentário